Você sabe a diferença entre Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Cauterização?

Muita gente acha que é tudo a mesma coisa, ou talvez não faça a mínima ideia da diferença entre hidratação, nutrição, reconstrução e cauterização. Se você tem dúvidas sobre o assunto, vamos esclarecer todas elas agora!



O que é Hidratação?
O termo 'hidra" vem do "hidro" que significa água. Logo, quando se usa o termo "hidratar", significa que você irá repor a "água" no cabelo, a umidade natural perdida com a ação do sol, vento e desgastes químicos. Ela repõe a queratina, e proteínas perdidas do cabelo. Usam-se cremes à base de queratina, óleos vegetais, ceramidas e muitas outras substâncias. Consiste na aplicação de um creme no cabelo, que fica agindo por alguns minutos e depois desse tempo de pausa o cabelo é lavado. O procedimento pode ser realizado toda semana ou a cada 15 dias, de acordo com a necessidade do cabelo. Pode ser feito tanto em salões como em casa, basta comprar um creme de qualidade. Uma hidratação profunda devolve todos os nutrientes perdidos do cabelo, deixando os fios com mais vida.



O que é Nutrição?
É tão importante quanto hidratar e reconstruir, A diferença entre nutrição e hidratação é a fórmula. Diferentemente da hidratação onde os benefícios são obtidos por extratos glicólicos e maceração de ervas em um solvente hidro glicólico (glicerina), os cremes para nutrição capilar são feitos à base de óleos vegetais, como o óleo de argan, por exemplo. CUIDADO, pois se for fazer em casa, quando for comprar o creme preste atenção na composição, pois a maioria das marcas, não utilizam o nome "nutrição", então, vai depender do seu bom senso para saber distinguir a base oleosa do creme. Ex: cremes à base de óleo de coco, argan, azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de macadâmia, manteiga de karitê, podem ser usados para nutrição capilar.

O que é reconstrução?
O processo deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.
Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos logo nas primeiras sessões, os fios já mostram sinais de recuperação na textura, ficam mais fortes e resistentes. Mas para que o resultado seja completo e para garantir a durabilidade do tratamento realizado no salão, é necessário fazer a manutenção em casa com produtos que sejam da mesma linha dos utilizados na reconstrução, assim os ativos reconstrutores permanecem nos fios e prolongam os benefícios da reconstrução capilar.
CUIDADO! Reconstrução demais pode acabar deixando o seu cabelo rígido, "duro". O ideal é fazer um diagnóstico com seu cabeleireiro, pois ele avaliará o estado do seu cabelo e a frequência em que o processo deverá ser feito. Quando minhas clientes estão com os cabelos muito danificados, eu faço um pacote com elas e intercalo reconstrução e hidratação a cada 7 dias por um período de dois meses, intercalo com a hidratação, pois imagino o seguinte esquema: A reconstrução é como se fosse o cimento no cabelo, o que sustenta. Já a hidratação é como se fosse a água. em uma construção, um não funciona sem o outro, e no cabelo é da mesma forma. Não adianta colocar só o cimento (reconstrução), tem que misturar a água também(hidratação).. 


O que é cauterização?

Se você procurar no dicionário, o termo "cauterizar" significa: ato de queimar partes danificadas do corpo no intuito de remover ou fechar alguma região. É isso que a cauterização faz: Ela "fecha" as cutículas do cabelo através do calor da chapinha. 

Pergunta: Iasmyn, Então toda vez que faço chapinha no meu cabelo eu cauterizo ele sem saber? 
Resposta: Não! a diferença é que na cauterização é aplicada uma mistura de queratina e creatina em gel no cabelo molhado e logo após é passada a prancha sem secar o cabelo, com ele molhado mesmo, pois esse será o momento em que "queimaremos" o cabelo para fechar as cutículas. Logo após o cabelo esfriar, lava-se e aplica-se um creme hidratante e finaliza-se como desejar. O resultado são cabelos com vida, uma nova textura, macios e hidratados. Pode ser feita até 2 vezes ao mês, de acordo com a necessidade do cabelo. 

Bom, acho que esclareci bem a definição de cada um desses processos, Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor para o seu cabelo, deixe um comentário que esclarecerei sua dúvida com muito carinho.

E aí, o que vocês acharam do post? 

Beijoooooo! *__*


2 comentários:

  1. me tira uma duvida eu to fazendo o cronograma capilar eu posso fazer reconstrução com queratinha em gel ( acabei de comprar nem abri ainda) e depois quando eu for passar o creme de massagem eu posso colocar umas gotinhas de glicopan?

    ResponderExcluir
  2. giselle, para ser sincera eu nunca usei Glicopan, mas li no Blog Aprendiz de cabeleireira que é muito bom, pois tem muitas,vitaminas e nutrientes.. Acho que não faz mal colocar umas GOTINHAS no creme, claro, sem exagero!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Olá, Seja bem vindo ao Bastidores da Beleza, Deixe seu recadinho, sua opinião é muito importante pra mim.
Blogueiras, deixem o link do seu blog que eu retribuirei a visita!
Beijos!